WebQuest como recurso para aprender história no IFAC
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.188Palabras clave:
WebQuest. Ensino de história. Ferramenta. Metodologia.Resumen
Este relato de experiência apresenta uma ferramenta metodológica chamada WebQuest como facilitadora para o ensino de história e a tentativa de diminuir o distanciamento causado entre os professores de história e seus alunos. Utilizamos essa ferramenta como metodologia para elaboração do trabalho. O ensino de história e a educação como um todo, sofre a ação das mudanças comportamentais e estruturais a partir do acesso à internet. Os avanços e a facilidade de informação com o uso da web são inegáveis. No trabalho prático realizado com uma turma de 3o ano Integrado do Instituto Federal do Acre (IFAC), a WebQuest mostrou-se como uma ferramenta inovadora para o ensino, despertando entusiasmo e interesse por parte dos alunos na disciplina de história.
Descargas
Métricas
Citas
BARATO, Jarbas Novelino. Educação, saber e trabalho. Tecnologia Educacional e Educação Profissional. São Paulo: Editora do SENAC. 2002.
BARROSO, Marta; COUTINHO, Clara Pereira. A WebQuest como metodologia de aprendizagem no Curso de Educação e Formação de Adultos na área Sociedade, Tecnologia e Ciência. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 6., 2009, Minho/Portugal, Actas..., Minho: Universidade do Minho, 2009. p. 697-714, ISBN 978-97298456-6-6.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Webquest no ensino superior: uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da WEB. Paidéi@: revista científica de educação a distância, Santos, v. 2, n. 4, 2011.
COSTA, Carlos Henrique de Jesus; SCHIMIGUEL, Juliano. Uso de novas tecnologias na educação matemática: o professor e a webquest. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 4., 2012, São Paulo, Anais..., São Paulo: Universidade Católica de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul, 2012. p. 1-16.
DEMO, Pedro. Princípio Científico e Educativo. 4a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
DODGE, Bernie. Webquest: Uma técnica para aprendizagem na rede internet. 2006. Disponível em: <http://www.dm.ufscar.br/~jpiton/downloads/artigo_webquest_original_1996_ptbr.pdf>. Acesso em: 10 maio 2016.
FREIRE, Karine Xavier; RODRIGUES JUNIOR, José Florêncio. Webquest: uma pesquisa ação de seu emprego no ensino Fundamental. SEEDF, 2010.
FREIRE, Paulo. O futuro da escola. São Paulo: TV PUC, 1996.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Trabalhos..., Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009, p. 1-28.
IMBÉRNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Edméa O. A metodologia da webquest interativa na educação online. Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro, Wak Editora, v. 01, p. 107-128, 2008.
SILVA, Karine Xavier Soares. Webquest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da Internet. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
SILVA, Nataniel Mendes da; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Uma Proposta de Uso da Metodologia WebQuest para o Ensino e Aprendizagem de Literatura. RENOTE, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 1, 2014.
SOARES, Elaine Pierin Gotardo. Webquest: metodologia de pesquisa orientada apoiada pelas tecnologias digitais que favorece o processo de ensino aprendizagem. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 14, n. 1, jan./dez. 2012.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010. 256 p. ISBN 85-7359-921-9.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2017-08-31
Publicado 2017-12-31