Práticas pedagógicas no ensino de artes: Oficina de desenho animado com ênfase em leitura de imagem

Autores/as

  • Luciana Pereira da Costa e Silva Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Universidade Federal do Amazonas.
  • Francisco Carneiro Filho Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.209

Palabras clave:

Artes. Desenho animado. Leitura de imagem.

Resumen

Este trabalho objetiva descrever um relato de experiência na área de Artes, que ocorreu em 2016 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente de Paula em Manaus/AM, cujo foco principal foi utilizar a técnica do desenho animado, como fomento para a leitura de imagens. A atividade foi realizada por meio da parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que objetiva a formação de novos docentes nas licenciaturas, além de levar ao professor do ensino básico, a oportunidade de entrar em contato com o processo de pesquisa e novas abordagens pautadas na inserção de tecnologias. A abordagem triangular, estabelecida pela educadora Ana Mae Barbosa, norteou o planejamento e a execução desta prática pedagógica.

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Biografía del autor/a

Luciana Pereira da Costa e Silva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Universidade Federal do Amazonas.

Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestranda em Letras e Artes, especialista em Psicopedagogia; graduada em Licenciatura em Música com Habilitação em Canto. Professora da disciplina de Artes pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED - Manaus/AM), Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Artes Visuais) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Francisco Carneiro Filho, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Artes Visuais/Cinema de animação pelo Instituto de Artes da Unicamp. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas; Departamento de Artes. Coordenador de área do Subprojeto de Artes Visuais, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Citas

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

SILVA, L. P. da C. e; CARNEIRO FILHO, F. Práticas pedagógicas no ensino de artes: Oficina de desenho animado com ênfase em leitura de imagem. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.209. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/209. Acesso em: 19 may. 2024.
Recibido 2017-02-13
Aceptado 2017-08-15
Publicado 2017-12-31