Práticas pedagógicas no ensino de artes: Oficina de desenho animado com ênfase em leitura de imagem
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.209Palabras clave:
Artes. Desenho animado. Leitura de imagem.Resumen
Este trabalho objetiva descrever um relato de experiência na área de Artes, que ocorreu em 2016 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente de Paula em Manaus/AM, cujo foco principal foi utilizar a técnica do desenho animado, como fomento para a leitura de imagens. A atividade foi realizada por meio da parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que objetiva a formação de novos docentes nas licenciaturas, além de levar ao professor do ensino básico, a oportunidade de entrar em contato com o processo de pesquisa e novas abordagens pautadas na inserção de tecnologias. A abordagem triangular, estabelecida pela educadora Ana Mae Barbosa, norteou o planejamento e a execução desta prática pedagógica.
Descargas
Métricas
Citas
AROUCA, Carlos. Arte na escola: como estimular um olhar curioso e investigativo nos alunos dos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Anzol, 2012.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade. In: _____. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 2. ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. p. 165–196.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC: SEB, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Tradução de: Maria Elisabete Costa. Lisboa/Portugal: edições 70, 2013.
MODINGER, Carlos et al. Artes Visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. (S/l), EDELBRA, 2012.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Tradução de: Hossein Shooja e Isabel Santos. Lisboa: Relógio D’agua, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2017-08-15
Publicado 2017-12-31