A concepção de educação para Álvaro Vieira Pinto e sua contribuição para repensar estudos sobre um ensino tecnológico humanizador
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.22Palabras clave:
Educação científica, Existência, Autonomia, EmancipaçãoResumen
Este artigo tem como finalidade contribuir, a partir da concepção de educação em Álvaro Vieira Pinto, sobre a alfabetização científica dos cidadãos e, em especial, refletir sobre a possibilidade de conciliar ciência, existência e técnica, uma vez que as tecnologias por si só não promovem um processo humanizador, é preciso investir e repensar o processo educativo, as práticas sociais de ensino-aprendizagem que possam promover uma formação humanizadora. O viés da educação cientifica e tecnológica necessita trilhar por metodologias e perspectivas que possam contribuir para que educandos e educadores compreendam a ciência e as tecnologias como produção humana e que esta produção volte-se para contribuir para uma formação crítica, autônoma e emancipatória. Assim, acreditamos que os estudos científicos e as tecnologias possam humanizar os sujeitos do conhecimento sem coisificá-los em meros receptores de teorias que dissociam ciência e existência.
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