(Re)estruturando um site educativo de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na engenharia civil

Autores/as

  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.247

Palabras clave:

Tecnologias educacionais. Indicadores de qualidade. Educação em Engenharia.

Resumen

No contexto educacional contemporâneo, as tecnologias de informação e comunicação são apresentadas como uma possibilidade promissora no que concerne à dinamicidade e autonomia nos processos formativos. Nessa direção, o presente texto busca apresentar aspectos de avaliação de um site educativo desenvolvido para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de reações de apoio de estruturas isostáticas na Engenharia Civil. Pensado e constituído por meio de módulos, o site originou-se das concepções pedagógicas e práticas do autor. Ao finalizar o primeiro módulo – cálculo de reações de apoio –, percebeu-se a necessidade de (re)pensar sua estrutura e organização. Alicerçadas em indicadores de qualidade para sites educativos, as categorias escolhidas para a análise dizem respeito aos aspectos de interação e interatividade, atividades, usabilidade (navegação e orientação) e aprendizagem colaborativa. Ao avaliar o primeiro módulo, foi possível traçar propostas de melhoria tanto no âmbito operacional quanto no que se refere a questões didático-pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG/2000) e mestrado em Engenharia Civil (Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2003). Tem experiência em estatística aplicada e na área de Engenharia Civil, com ênfase em tecnologia da informação, coordenação de projetos e materiais e componentes da construção. No ensino atua em disciplinas de Materiais de construção, Técnicas construtivas, Sistemas estruturais e Estatística. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e cursa Doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalhando com a relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano na Educação em Engenharia.

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Publicado

2018-06-01

Cómo citar

BORDIN, L. (Re)estruturando um site educativo de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na engenharia civil. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i07.247. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/247. Acesso em: 19 may. 2024.
Recibido 2017-05-06
Aceptado 2018-01-31
Publicado 2018-06-01