(Re)estruturando um site educativo de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na engenharia civil
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.247Palabras clave:
Tecnologias educacionais. Indicadores de qualidade. Educação em Engenharia.Resumen
No contexto educacional contemporâneo, as tecnologias de informação e comunicação são apresentadas como uma possibilidade promissora no que concerne à dinamicidade e autonomia nos processos formativos. Nessa direção, o presente texto busca apresentar aspectos de avaliação de um site educativo desenvolvido para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de reações de apoio de estruturas isostáticas na Engenharia Civil. Pensado e constituído por meio de módulos, o site originou-se das concepções pedagógicas e práticas do autor. Ao finalizar o primeiro módulo – cálculo de reações de apoio –, percebeu-se a necessidade de (re)pensar sua estrutura e organização. Alicerçadas em indicadores de qualidade para sites educativos, as categorias escolhidas para a análise dizem respeito aos aspectos de interação e interatividade, atividades, usabilidade (navegação e orientação) e aprendizagem colaborativa. Ao avaliar o primeiro módulo, foi possível traçar propostas de melhoria tanto no âmbito operacional quanto no que se refere a questões didático-pedagógicas.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. In: Bolema, Rio Claro/SP, ano 21, n. 29, p. 99-129, 2008.
BIDARRA, José. Aprendizagem multimédia interactiva. In Miranda, Guilhermina Lobato: Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Relógio d'Água, 2009. p. 352-382.
BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasília: O Instituo, 2014.
CARVALHO, Ana Amélia A. Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação. Lisboa: Ministério da Educação, n. 2, 2006. p. 55-78.
COSTA, Fernando Albuquerque. O que justifica o fraco uso dos computadores na escola? Lisboa: Polifonia, 2004. p. 19-32.
GONZÁLEZ-GÓMEZ, David; JEONG, Jin Su; RODRÍGUEZ, Diego Airado; CANÃDA-CANÃDA, Florentina. Performance and Perception in the Flipped Learning Model: An Initial Approach to Evaluate the Effectiveness of a New Teaching Methodology in a General Science Classroom. Journal of Science Education and Technology, v. 25, n. 3, p. 450-459, 2016.
HEGARTY, Mary. Dynamic visualizations and learning: getting to the difficult questions. In: Learning and Instruction, n. 14, p. 343–351, 2004.
PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio Helio; ANGELUCI, Alan César Belo. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. Matrizez, v. 8, n. 1, p. 159-178, jan./jun. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2018-01-31
Publicado 2018-06-01