(Re)estruturando um site educativo de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na engenharia civil
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.247Palavras-chave:
Tecnologias educacionais. Indicadores de qualidade. Educação em Engenharia.Resumo
No contexto educacional contemporâneo, as tecnologias de informação e comunicação são apresentadas como uma possibilidade promissora no que concerne à dinamicidade e autonomia nos processos formativos. Nessa direção, o presente texto busca apresentar aspectos de avaliação de um site educativo desenvolvido para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de reações de apoio de estruturas isostáticas na Engenharia Civil. Pensado e constituído por meio de módulos, o site originou-se das concepções pedagógicas e práticas do autor. Ao finalizar o primeiro módulo – cálculo de reações de apoio –, percebeu-se a necessidade de (re)pensar sua estrutura e organização. Alicerçadas em indicadores de qualidade para sites educativos, as categorias escolhidas para a análise dizem respeito aos aspectos de interação e interatividade, atividades, usabilidade (navegação e orientação) e aprendizagem colaborativa. Ao avaliar o primeiro módulo, foi possível traçar propostas de melhoria tanto no âmbito operacional quanto no que se refere a questões didático-pedagógicas.
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Accepted 2018-01-31
Published 2018-06-01