Dimensões de qualidade na trajetória histórica do curso de pedagogia

Autores/as

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.260

Palabras clave:

Curso de pedagogia. Dimensões de qualidade. Identidade profissional.

Resumen

 

Este ensaio teve como propósito explicitar a trajetória do curso de Pedagogia, destacando mudanças em relação à identidade do profissional formado e à interpretação de dimensões de qualidade. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo obras de Assis e Castanho (2006), Brzezinski (2008), Cury (2014), Libâneo (2006), Morosini et al. (2016), Saviani (2008), Silva (2003), Scheibe e Bazzo (2016), Veiga (1995), dentre outros. Na análise documental, foram consultados textos legislativos que regulamentaram a criação e oferecimento do curso de Pedagogia no Brasil. Demonstra que aspectos socioeconômicos, políticos e educacionais da sociedade brasileira vêm servindo de pano de fundo para identificar propostas político-pedagógicas deste curso e enfoques dados à questão da qualidade. A qualidade vem sendo balizada conforme suas respostas aos interesses da sociedade e suas dimensões estabelecidas a partir de questionamentos sobre quem é o pedagogo, por meio da indicação de atividades do campo educativo que lhes são direcionadas.


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Biografía del autor/a

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão

Doutor em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação na Universidade de Passo Fundo. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. 

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão

Mestre em Educação na Universidade de Passo Fundo. Mestre em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. 

Citas

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

VIEIRA, J. de A.; VIEIRA, M. M. M. Dimensões de qualidade na trajetória histórica do curso de pedagogia. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.260. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/260. Acesso em: 19 may. 2024.
Recibido 2017-06-29
Aceptado 2017-08-23
Publicado 2017-12-31