Ambiente virtual de aprendizagem: um recurso tecnológico utilizado com alunos do 1o ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.262Palabras clave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem. Biosfera. Ecossistema. Teias e cadeias alimentares. Recurso tecnológico.Resumen
Trazemos, neste artigo, o relato de uma prática realizada com 10 alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada na cidade de Santa Tereza/RS. Para a referida prática, foi construído um Ambiente Virtual de Aprendizagem com objetivos, atividades, fóruns, glossário, textos informativos e vídeos, a fim de que seja utilizado com os alunos como um recurso tecnológico. Neste relato também se apresenta a importância da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como realiza-se uma análise sobre a atividade desenvolvida, a qual tem por base as respostas dos alunos a um questionário aplicado no final da prática. Tais respostas demonstraram não só o interesse e o entusiasmo dos estudantes durante a realização da prática, como também a percepção de que tais ferramentas facilitaram o processo de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: Eduneb, 2009.
ABREU, Diana. Produção de Material didático para EAD. Caderno CIPEAD. Curitiba: CIPEAD/UFPR, 2010. Disponível em: <http://www.cipead.ufpr.br>. Acesso em: 30 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Educação Superior à Distância. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/13105-educacao-superior-a-distancia?Itemid=164>. Acesso em 30 jun. 2017.
CRUZ, Romildo Pereira. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam Inês. Construção, mediação e uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem com alunos do 1o ano do Ensino Médio. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 1, n. 2, dez. 2015. Disponível em: <http://200.129.168.183/ojs_mestrado01/index.php/teste/article/view/43>. Acesso em: 30 jun. 2017.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1997.
FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. In: HENRICONI, Délcia (Org.). Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP. Editora Papirus, 2008.
KRATOCHWILL, Susan. SILVA, Marco. O fórum de discussão on-line enquanto perspectiva dialógica de avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá: Disponível em: <https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesasusankratochwill.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2017.
MESSA, Wilmara Cruz. Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS: A busca por uma Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 9, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2010/2010_2462010174147.pdf> Acesso em: 23 de abr. 2017.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. De On the Horizon, NCB University Press, v. 9., n. 5, out. 2001. Disponível em . Acesso em: 23 de abr. 2017.
TRINDADE, Cristina Freitas. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam. Ambiente virtual de aprendizagem: repaginando antigas práticas pedagógicas. Revista Tecnologias na Educação, Sergipe, v. 17, dez. 2016. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/REL3-ano8-vol17-dez2016.pdf > Acesso em 23 de abr. 2017.
SANTOS, Simone Andrade. VIEGAS, Shirley Ribeiro. REHFERDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam Inês. Uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como apoio a aula presencial. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 16, n. 1, p.78-94, jan/abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3897> Acesso em: 23 de abr. 2017.
SILVA, Lana. SILVA, Marco. A avaliação online num ambiente virtual de aprendizagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá. Disponível em: <https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesalanasilva.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2017-10-04
Publicado 2017-12-31