Impressão 3D e o desenvolvimento de produtos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.638Palabras clave:
Formação de professores, Recursos tecnológicos, Material didáticoResumen
Vive-se um período marcado pela popularização das ferramentas de fabricação digital e pelo fortalecimento do Movimento Maker. Este artigo apresenta uma reflexão baseada na experiência dos autores com as técnicas de impressão 3D para a produção de materiais educativos. O objetivo foi explicitar os percalços e facilidades vivenciadas durante o processo, fomentando uma discussão orientada na compreensão das possibilidades de uso da tecnologia de impressão 3D por professores, na produção de seus materiais didáticos. Conclui-se que não bastam iniciativas que instrumentalizem escolas com impressoras 3D e ofereçam cursos meramente técnicos a professores se não ocorrer a articulação de ações que ampliem o contexto cultural dos docentes na busca pelo conhecimento, utilizando os recursos disponíveis nos dias atuais.
Descargas
Métricas
Citas
AGUIAR, Leonardo De Conti Dias. Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3d na construção de instrumentos didáticos para o ensino de ciências. 2016. 226f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, São Paulo, 2016.
ANDERSON, Chris. Maker: A nova revolução industrial. São Paulo: Elsevier Editora, 2012
CUNICO, Marlon Wesley Machado. Impressoras 3D: o novo meio produtivo.Curitiba: Concep3d Pesquisas Científicas, 2015.
DOUGHERTY, Dale. The maker movement. Innovations: Technology, Governance, Globalization, v. 7, n. 3, p. 11-14, 2012.
EVANS, Brian. Practical 3D printers: The science and art of 3D printing. NewYork, Apress, 2012.
HALVERSON, Erica Rosenfeld; SHERIDAN, Kimberly. The maker movement in education. Harvard educational review, v. 84, n. 4, p. 495-504, 2014.
HATCH, Mark. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. New York: McGraw-Hill Education, 2014.
KNILL, Oliver; SLAVKOVSKY, Elizabeth. Illustrating mathematics using 3D printers. 24 de junho de 2013. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/1306.55995599>. Acesso em 10 de fev. de 2019.
NETO, Emílio. Sistemas de tecnologias colaborativas urbanas: os casos da rede Fab Lab Livre SP e do MobiLab. São Paulo 2018.
OLIVEIRA, Diego Jucá de Lima. O uso da prototipagem e fabricação digital no ambiente FAB LAB. 2016.109f. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul,2016.
PAPAVLASOPOULOU, Sofia; GIANNAKOS, Michail N.; JACCHERI, Letizia. Empirical studies on the Maker Movement, a promising approach to learning: A literature review. Entertainment Computing, v. 18, p. 57-78, 2017.
PEPPLER, Kylie; BENDER, Sophia. Maker movement spreads innovation one project at a time. Phi Delta Kappan, v. 95, n. 3, p. 22-27, 2013.
RIBEIRO, Marcia Carla Pereira; NETO, Leonardo Gureck. A insuficiência do paradigma vigente do direito de propriedade intelectual em face das novas tecnologias com a popularização da impressão tridimensional. Revista da faculdade de direito da UFMG, n. 68, p. 555-586, 2016.
TAKAGAKI L. K. Tecnologia de Impressão 3D. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v.2, n.2, p.28-40, jul./dez. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2019-02-25
Publicado 2019-03-01