Qualidade da Educação Superior na Perspectiva da UNESCO e OCDE
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.178Palavras-chave:
Qualidade. Educação superior. Gestão da educação.Resumo
Este trabalho aborda conceitos e dimensões da qualidade da educação superior, tendo como fundamento documentos da UNESCO e OCDE que recomendam políticas para esse nível de ensino. Na primeira seção, apresenta definições de qualidade sintetizando o que vem sendo produzido acerca do tema pela literatura da área. Na segunda parte, são examinados documentos produzidos pela UNESCO na Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (2008) e na Conferência Mundial sobre Ensino Superior (2009), além da Conferência da OCDE denominada O Ensino Superior na Sociedade do Conhecimento (2008). Esta análise teve por finalidade identificar preocupações com a qualidade da educação superior. Os documentos recomendam articulação de políticas que reforcem compromisso social da educação com a finalidade de assegurar educação superior com qualidade, constituída como referência, ou seja, um processo comprometido com a universalidade do conhecimento, os valores e a diversidade cultural, o desenvolvimento sustentável, a ética e a justiça.
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Accepted 2017-06-07
Published 2017-06-30