Multiletramentos na escola
uma entrevista com Roxane Rojo
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1998Palavras-chave:
Pedagogia dos multiletramentos, Tecnologias digitais, Roxane RojoResumo
Nesta entrevista a dois pesquisadores do ITESI/CNPq, grupo de pesquisa vinculado à Universidade de Pernambuco, a professora Roxane Rojo discorre sobre o termo Multiletramentos e sua relevância nos espaços escolares. Ela ainda apresenta o conceito e a origem desse termo e discute questões relacionadas à ressignificação do ensino, à inserção das tecnologias digitais e aos materiais didáticos (ODAS e Protótipos), entre outros temas voltados aos letramentos e aos novos letramentos.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. Acesso em: 02 de fev. de 2021.
GRUPO DE NOVA LONDRES. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge: Psychology Press, (1996) 2000. Disponível em: http://www.sfu.ca/~decaste/newlondon.htm. Acesso em: 10 de jan. de 2019.
LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos Em Linguística Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455-479, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/pBy7nwSdz6nNy98ZMT9Ddfs/?lang=pt&format=pdf Acesso: 10 de jun. de 2019.
ROJO, Roxane. (Org). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Entre plataformas, odas e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web2. The Especialist: descrição, ensino e aprendizagem. Vol. 38 Nº 1 jan -jul 2017. Páginas: 14-16. Disponível em: Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/43203 Acesso em: 10 de maio de 2020.
ROJO. Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
ROJO, Roxane. Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São. Paulo: Parábola Editorial, 2012. p.11-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.