Um guia de atividades extracurriculares voltado para os estudantes do Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II
da concepção à avaliação do produto
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2004Palavras-chave:
Atividades extraclasse, Orientação educacional, Ensino Médio ProfissionalizanteResumo
O presente artigo versa sobre o processo de desenvolvimento e avaliação de um guia informativo de atividades extracurriculares voltado para a orientação dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino do Rio de Janeiro. Inspirado por aspectos teóricos, identificados na literatura acadêmico-científica e no Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII, e por elementos empíricos, evidenciados por meio da observação direta da realidade de um dos campi da instituição, o produto educacional apresenta, ao longo de 145 páginas de textos e imagens, uma lista de todas as atividades de pesquisa e extensão ofertadas pela escola, bem como suas características específicas. O produto foi aplicado a uma amostra de educadores do EMI do CPII, que avaliaram seus potenciais impactos através de respostas a um questionário semiaberto. Os dados obtidos foram analisados de modo quanti-qualitativo, através da utilização conjunta de princípios de estatística descritiva básica e do método de análise categorial de conteúdo. Entre os principais resultados da investigação, verificou-se uma sólida percepção de que o produto se configura como um instrumento de orientação educacional e pedagógica capaz de contribuir para o empoderamento cognitivo e informacional dos estudantes do EMI, estimulando o incremento de sua participação nas atividades extracurriculares e, consequentemente, a sua inclusão e formação integral, ao encontro do objetivos político-pedagógicos do Colégio Pedro II.
Downloads
Metrics
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CAMPOS, M. C. A importância da comunicação na gestão do trabalho pedagógico. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53364/R - E - MARIA CAROLINA CAMPOS.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
COLÉGIO PEDRO II. CPII inicia seleção de novos alunos 2020 com mais de mil vagas. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/noticias_destaque/9511-cpii-inicia-selecao-de-novos-alunos-2020-com-mais-de-700-vagas.html. Acesso em: 14 set. 2022.
COLÉGIO PEDRO II. Portaria nº 1.203, de 27 de julho de 2021. Normatiza, para estudantes não concluintes do Ensino Fundamental (Anos Finais), do Ensino Médio Regular e do Ensino Médio Integrado e dos Cursos Subsequentes, procedimentos relativos ao ano letivo de 2021. Rio de Janeiro, 2021. 31 p. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2021/JULHO/PORTARIA_1203_27.07.21.pdf. Acesso em: 14 set. 2022
COLÉGIO PEDRO II. Portaria nº 3.075, de 20 de dezembro de 2020. Normatiza procedimentos relativos à retomada do calendário letivo de 2020, às atividades remotas, à avaliação escolar e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2020. 4 p. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2020/DEZ/PORTARIA_3075_20.12.20.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político Pedagógico Institucional. 2017/2020. Rio de Janeiro, 2018. 592 p. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/atos_administrativos/8218-novo-projeto-politico-pedagogico-institucional-pppi.html. Acesso em: 14 set. 2022.
DAMINELLI, E. A pesquisa e a produção de conhecimento nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do RS: um estudo sobre a iniciação científica com estudantes do Ensino Médio Técnico. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181860. Acesso em: 14 set. 2022.
DRABACH, N. P. A escola unitária em Gramsci e a educação profissional no Brasil. Trabalho Necessário, Niterói (RJ), v. 16, n. 31, p. 263-283, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/27380. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.16i31.p27380
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 21-56.
GRINSPUN, M. P. S. Z. A orientação educacional: uma perspectiva contextualizada. In: GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). A prática dos orientadores educacionais. 7. ed. São Paulo: Cortez, p. 23-49, 2012.
JOST, I. Ingresso de jovens no Ensino Médio: práticas de acolhimento nos cursos técnicos integrados no IFFAR Campus São Vicente do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Farroupilha, Jaguari (RS), 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1OIXnylvjEUz27JZgFdy-fJBHz10tukgX/view. Acesso em: 14 set. 2022.
KUENZER, A. Z. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
MARAN, Z. M. B. Um método de orientação profissional aplicado no Ensino Integrado na EPT. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=7693160. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p885-903
MATIAS, N. C. F. Relações entre atividades extracurriculares, educação em tempo integral, desempenho escolar, clima familiar e satisfação de vida. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAKR8X/1/relacoes_entre_atividades_extracurriculares_educacao_em_tempo_integral__desempenho_escolar_clima_familiar_e_satisfacao_de_vida.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
MOURA, D. H. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300010
PASCOAL, M.; HONORATO, E.; ALBUQUERQUE, F. O orientador educacional no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 101-120, jun. 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n47/n47a06.pdf. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000100006
PONSO, F. C. A orientação educacional e pedagógica voltada para o incentivo à prática de atividades extracurriculares: em busca da formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II/Campus Tijuca II. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2021.
RODRIGUES, V. M. F. et al. Memória Histórica do Colégio Pedro II: 180 anos de História na Educação do Brasil. Assis (SP): Triunfal Gráfica e Editora, 2018.
SCHUTZ, A. Oficinas de aprendizagem como estratégia de intervenção no Ensino Técnico e Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8220/2/DIS_ANELISE_SCHUTZ_COMPLETO.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
TEDESCO FILHO, J. M. Da participação em programas de iniciação científica ao mundo do trabalho: um estudo de caso com egressos ex-bolsistas dos cursos técnicos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Curitiba. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7076023. Acesso em: 14 set. 2022.
UBINSKI, J. A. da S. Análise de atividades de complementação curricular na área de educação ambiental e suas contribuições à alfabetização científica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Comunicação e Artes, Universidade do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3385/5/Juliana_Ubinski2016.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.