WebQuest como recurso para aprender história no IFAC

Autores

  • Uthant Benicio Paiva Instituto Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.188

Palavras-chave:

WebQuest. Ensino de história. Ferramenta. Metodologia.

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma ferramenta metodológica chamada WebQuest como facilitadora para o ensino de história e a tentativa de diminuir o distanciamento causado entre os professores de história e seus alunos. Utilizamos essa ferramenta como metodologia para elaboração do trabalho. O ensino de história e a educação como um todo, sofre a ação das mudanças comportamentais e estruturais a partir do acesso à internet. Os avanços e a facilidade de informação com o uso da web são inegáveis. No trabalho prático realizado com uma turma de 3o ano Integrado do Instituto Federal do Acre (IFAC), a WebQuest mostrou-se como uma ferramenta inovadora para o ensino, despertando entusiasmo e interesse por parte dos alunos na disciplina de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARATO, Jarbas Novelino. Educação, saber e trabalho. Tecnologia Educacional e Educação Profissional. São Paulo: Editora do SENAC. 2002.

BARROSO, Marta; COUTINHO, Clara Pereira. A WebQuest como metodologia de aprendizagem no Curso de Educação e Formação de Adultos na área Sociedade, Tecnologia e Ciência. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 6., 2009, Minho/Portugal, Actas..., Minho: Universidade do Minho, 2009. p. 697-714, ISBN 978-97298456-6-6.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Webquest no ensino superior: uma estratégia educativa para explorar as páginas e os recursos da WEB. Paidéi@: revista científica de educação a distância, Santos, v. 2, n. 4, 2011.

COSTA, Carlos Henrique de Jesus; SCHIMIGUEL, Juliano. Uso de novas tecnologias na educação matemática: o professor e a webquest. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 4., 2012, São Paulo, Anais..., São Paulo: Universidade Católica de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul, 2012. p. 1-16.

DEMO, Pedro. Princípio Científico e Educativo. 4a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

DODGE, Bernie. Webquest: Uma técnica para aprendizagem na rede internet. 2006. Disponível em: <http://www.dm.ufscar.br/~jpiton/downloads/artigo_webquest_original_1996_ptbr.pdf>. Acesso em: 10 maio 2016.

FREIRE, Karine Xavier; RODRIGUES JUNIOR, José Florêncio. Webquest: uma pesquisa ação de seu emprego no ensino Fundamental. SEEDF, 2010.

FREIRE, Paulo. O futuro da escola. São Paulo: TV PUC, 1996.

GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Trabalhos..., Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009, p. 1-28.

IMBÉRNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Edméa O. A metodologia da webquest interativa na educação online. Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro, Wak Editora, v. 01, p. 107-128, 2008.

SILVA, Karine Xavier Soares. Webquest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da Internet. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.

SILVA, Nataniel Mendes da; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Uma Proposta de Uso da Metodologia WebQuest para o Ensino e Aprendizagem de Literatura. RENOTE, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 1, 2014.

SOARES, Elaine Pierin Gotardo. Webquest: metodologia de pesquisa orientada apoiada pelas tecnologias digitais que favorece o processo de ensino aprendizagem. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 14, n. 1, jan./dez. 2012.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010. 256 p. ISBN 85-7359-921-9.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

PAIVA, U. B. WebQuest como recurso para aprender história no IFAC. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.188. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/188. Acesso em: 6 maio. 2024.
Received 2017-01-24
Accepted 2017-08-31
Published 2017-12-31