Articulação de registros de representações na construção de provas empíricas e teóricas por um grupo de professores de Matemática

Autores

  • Eberson Paulo Trevisan UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso.
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.198

Palavras-chave:

Provas empíricas e teóricas. Registro de representação semiótica. Ensino de geometria.

Resumo

No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com professores da rede pública estadual de um município de Mato Grosso, em que visamos identificar a articulação de registros de representações semióticas utilizados para dar sustentação às validações produzidas pelos professores em duas categorias de provas: empíricas e teóricas. Metodologicamente, buscamos uma aproximação com os pressupostos da Engenharia Didática, com a produção dos dados ocorrendo durante curso de extensão que visava a pesquisa e a formação continuada de professores. Foram identificadas produções distintas, envolvendo essas duas categorias de provas, com emprego do registro em linguagem natural nas provas teóricas e do registro figural nas provas empíricas, especialmente pela construção de materiais manipuláveis. Esse fato indica a necessidade de buscar a articulação entre as duas categorias de provas nos processos de ensino por meio de um trabalho com multirregistros que busque uma aproximação com os pressupostos da teoria dos registros de representações semióticas.

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Biografia do Autor

Eberson Paulo Trevisan, UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Matemática pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2010), possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus universitário de Sinop/MT.

José Luiz Magalhães de Freitas, UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Didática da Matemática - Universite de Montpellier II (Sciences et Techniques du Languedoc) (1993) e pós doutorado em Educação Matemática pela Universidade Joseph Fourier na França. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, ensino fundamental, matemática, ensino/aprendizagem e aritmética/álgebra. É professor titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando tanto em cursos de graduação como no programa de pós-graduação em Educação Matemática. É membro do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

TREVISAN, E. P.; FREITAS, J. L. M. de. Articulação de registros de representações na construção de provas empíricas e teóricas por um grupo de professores de Matemática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.198. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/198. Acesso em: 7 maio. 2024.
Received 2017-02-10
Accepted 2017-06-20
Published 2017-06-30