Articulação de registros de representações na construção de provas empíricas e teóricas por um grupo de professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.198Palabras clave:
Provas empíricas e teóricas. Registro de representação semiótica. Ensino de geometria.Resumen
No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com professores da rede pública estadual de um município de Mato Grosso, em que visamos identificar a articulação de registros de representações semióticas utilizados para dar sustentação às validações produzidas pelos professores em duas categorias de provas: empíricas e teóricas. Metodologicamente, buscamos uma aproximação com os pressupostos da Engenharia Didática, com a produção dos dados ocorrendo durante curso de extensão que visava a pesquisa e a formação continuada de professores. Foram identificadas produções distintas, envolvendo essas duas categorias de provas, com emprego do registro em linguagem natural nas provas teóricas e do registro figural nas provas empíricas, especialmente pela construção de materiais manipuláveis. Esse fato indica a necessidade de buscar a articulação entre as duas categorias de provas nos processos de ensino por meio de um trabalho com multirregistros que busque uma aproximação com os pressupostos da teoria dos registros de representações semióticas.
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Aceptado 2017-06-20
Publicado 2017-06-30