A música como recurso didático no Ensino Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2248

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Música, Sociologia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a música e a sua letra podem ser utilizadas como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da 1ª Série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, do Campus Aracaju/IFS, na disciplina de Sociologia. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e para a coleta dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi elaborado um Produto Educacional que foi aplicado e avaliado com a intenção de mostrar que a música e sua letra podem e devem ser utilizadas como recurso pedagógico; posto que estimulam a reflexão e relação da teoria com o contexto social, funcionando como um fator motivador de estudo, além de abrir possibilidades pedagógicas para trabalhar temas transversais ou práticas interdisciplinares, dando possibilidades aos discentes refletirem em relação a sua atuação no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Erasmo Ribeiro da Silva Júnior, Instituto Federal de Sergipe

Graduado em Logística pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE - 2010), pós graduado em Gestão Pública, pela Faculdade São Luis de França (FLSF - 2012), Bacharel em Administração na Faculdade São Luís de França, mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe no cargo de Assistente em administração, atuando na área Administrativa (Licitações/Compras e atendimento ao publico). Possuo uma facilidade de comunicação contribuindo de forma assertiva para o desenvolvimento dos processos gerenciais da organização, sendo dessa forma pró ativo, comprometido e também ético. Procuro sempre está atualizado, fazer cursos e treinamentos no que diz respeito as minhas atribuições e funções, e também aprender novas coisas que contribuíam para o meu desenvolvimento intelectual e profissional. Possuo experiência na atividade de professor de matemática, física, e professor formador no Curso de Administração/EAD. Possuo experiência na atividade administrativa de compras/licitações.

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe

Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Metodologia de Ensino do IFS (GPIT). Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de metodologia de ensino.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

SILVA JÚNIOR, E. R. da .; FERRETE, R. B. A música como recurso didático no Ensino Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e224824, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2248. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2248. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino Tecnológico e Inovação: perspectivas para o futuro próximo
Received 2023-07-22
Accepted 2024-01-24
Published 2024-01-25