La música como recurso didáctico en la Enseñanza Integrada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2248

Palabras clave:

Educación Profesional y Tecnológica, Música, Sociología

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo la música y sus letras pueden ser utilizadas como herramientas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes del 1º Grado del Curso Técnico de Nivel Medio Integrado en Informática, en el Campus Aracaju/IFS, en la disciplina de Sociología. La metodología utilizada fue una investigación cualitativa y para la recolección de datos, se utilizaron cuestionarios y entrevistas semiestructuradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Erasmo Ribeiro da Silva Júnior, Instituto Federal de Sergipe

Graduado em Logística pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE - 2010), pós graduado em Gestão Pública, pela Faculdade São Luis de França (FLSF - 2012), Bacharel em Administração na Faculdade São Luís de França, mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe no cargo de Assistente em administração, atuando na área Administrativa (Licitações/Compras e atendimento ao publico). Possuo uma facilidade de comunicação contribuindo de forma assertiva para o desenvolvimento dos processos gerenciais da organização, sendo dessa forma pró ativo, comprometido e também ético. Procuro sempre está atualizado, fazer cursos e treinamentos no que diz respeito as minhas atribuições e funções, e também aprender novas coisas que contribuíam para o meu desenvolvimento intelectual e profissional. Possuo experiência na atividade de professor de matemática, física, e professor formador no Curso de Administração/EAD. Possuo experiência na atividade administrativa de compras/licitações.

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe

Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Metodologia de Ensino do IFS (GPIT). Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de metodologia de ensino.

Citas

Associação Brasileira de Educação Musical. Proposições da ABEM para a BNCC. 2016. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/docs/Proposicoes_da_ABEM_para_a_BNCC.pdf. Acesso em: 30 de jul. 2022.

ARAUJO-JORGER, T. C. de.; BARROS, M. D. M de.; ZANELLA, P. G. A música pode ser uma estratégia para o ensino de ciências naturais? Analisando concepções de professores de educação básica. Revista Ensaio, v. 15, n. 01, p. 81-94, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/qVct7nwKmwBK6pBWjWV5thq/?lang=pt&format=pdf#:~:text=Em%20um%20estudo%20de%20Silva,em%20sala%20de%20aula%20despertou. Acesso em: 23 ago. 2021.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BODART, C. das N. Usos de canções no ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021. v. 1. 169.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CIAVATTA, M. A. Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, ano 3, n°3, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325954886_A_FORMACAO_INTEGRADA_A_ESCOLA_E_O_TRABALHO_COMO_LUGARES_DE_MEMORIA_E_DE_IDENTIDADE. Acesso em: 23 mai. 2022.

COMIM, A. A. G; MOURAD, L. A. P. O uso da música como um recurso pedagógico para o ensino de ciências sociais no ensino médio. Santa Maria, 2015. 23f. TCC (Graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Ciências Sociais. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2620/andre_alvarez_grohe_comin_tcc2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 mai 2023.

CORREIA, C. de S. V. SPESSATTO, M. B. No Ritmo da Música: Análise de uma Experiência com Estudantes do Ensino Médio em Aulas de Sociologia. Revista Prática Docente (RPD). ISSN: 2526-2149.Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa. Revista Prática Docente. v. 4, n. 2, p. 852-868, jul/dez 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/NO_RITMO_DA_MUSICA_ANALISE_DE_UMA_EXPERIENCIA_COM_.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. (org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LINO, D. L. MÚSICA E EDUCAÇÃO: POÉTICAS DA ESCUTA. Reflexão E Ação. Revista de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, Universidade de Santa Cruz do Sul – RS, v. 22 n. 1, janeiro – junho, 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view/225. Acesso em: 15 jun. 2021.

OLIVEIRA, V. P. de. A influência do gosto musical no processo de construção da identidade na juventude. 2012. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/a0661.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021.

MOREIRA. M. A. Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educación Científica, ISSN 0717-9618, Vol. 7, Nº. 2, 2008, pp. 23-30. Revisado em 2012. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/ORGANIZADORESport.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

MOURA, D. H. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e perspectivas de integração. HOLOS, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 27 ago. 2022.

NGHIEM, M. D. Música, inteligência e personalidade: o comportamento do homem em função da manipulação cerebral; tradução: Felipe Lesage. Campinas-SP. Vide Editora. 2018.

PACHECO, E. Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: Ifrn, 2015. 67 p. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1018. Acesso em: 07 de julho 2021.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 5).

ROCQUE, L. Vanguarda em Pesquisa e Ensino em Ciência e Arte: Uma Experiência do Instituto Oswaldo Cruz. X Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RED POP – UNESCO) y IV Taller “Ciencia, Comunicación y Sociedad” San José, Costa Rica, 9 al 11 de mayo, 2007. Disponível em https://www.cientec.or.cr/pop/2007/BR-LuciaRocque.pdf. Acesso em 25/10/2022.

SEKEFF, M. de L. Da música: Seus usos e recursos. 2ª. ed. unesp, 2007.

SILVA, E. L. da. MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª.ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.

SOUZA, A. R. de.et al. O uso da música como instrumento didático de ensino. Revista Ensino de saúde e Biotecnologia da Amazônia. v. 2, n. esp. P. 100-105. Out. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6610. Acesso em: 15 maio. 2021.

TENNROLLER, D. C.; CUNHA, M. M. Música e Educação: a música no processo ensino/aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos. v. 3, n. 3, p. 33-43, Ago. – Dez. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/9759823/M%C3%9ASICA_E_EDUCA%C3%87%C3%83O_a_m%C3%BAsica_no_processo_ensino_aprendizagem. Acesso em: 25 out. 2021.

URBANETZ, S. T.; BASTOS, E. N. M. Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e216602, p.1 - 14, 2021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 23 out. 2021.

WISNIK. J. M. O som e o sentido: outra história das músicas. 3ª Ed. São Paulo. Companhia das Letras. 2017.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

SILVA JÚNIOR, E. R. da .; FERRETE, R. B. La música como recurso didáctico en la Enseñanza Integrada. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e224824, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2248. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2248. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Dossier Educación Tecnológica e Innovación: perspectivas de futuro próximo
Recibido 2023-07-22
Aceptado 2024-01-24
Publicado 2024-01-25