Avaliação da qualidade do ensino superior em Moçambique

perspectivas e desafios para um ensino tecnológico e inovador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2322

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação da qualidade, Ensino Tecnológico, Moçambique.

Resumo

A presente investigação teve como objetivo identificar como a implementação de um sistema de avaliação do Ensino Superior tem contribuído para o desenvolvimento de um ensino tecnológico e inovador em Moçambique. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem mista, que coletou a percepção de 16 dirigentes de IES localizadas nas províncias de Manica, Tete, Sofala e Zambézia, através da realização de entrevistas. Ademais, as percepções de 99 professores e 326 estudantes foram, também, coletadas, a partir da aplicação de questionários. Identificou-se, a destacar, melhorias nas infraestruturas de ensino, nos currículos dos cursos, e na formação de pessoal, especificamente, de docentes. Todavia, determinados desafios foram evidenciados, como a disponibilidade de recursos financeiros e o acesso de docentes a cursos de doutorado.

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Biografia do Autor

Lainesse Benjamim Samussone, Instituto Superior Politécnico de Manica - ISPM

Professora do Instituto Superior Politécnico de Manica (Moçambique). Doutora em Administração pelaUniversidade Federal de Viçosa (MG, Brasil). Mestre em Administração e Gestão deNegócios pela Africa University em Mutare, Zimbabwe.Atua em linhas de pesquisasobre Políticas Públicas de Educação, Administração Pública, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas.

Nayara Gonçalves Lauriano, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutoranda em Administração, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil). Doutora em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (USP). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica -APB-Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública -SBAP. Tem experiência atuando, principalmente nas áreas temáticas de Administração Pública; Políticas Públicas; Agenda, Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

SAMUSSONE, L. B.; LAURIANO, N. G.; SILVEIRA, S. de F. R. Avaliação da qualidade do ensino superior em Moçambique : perspectivas e desafios para um ensino tecnológico e inovador. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232224, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2322. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2322. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino Tecnológico e Inovação: perspectivas para o futuro próximo
Received 2023-11-17
Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25