Avaliação da qualidade do ensino superior em Moçambique
perspectivas e desafios para um ensino tecnológico e inovador
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2322Palavras-chave:
Ensino Superior, Avaliação da qualidade, Ensino Tecnológico, Moçambique.Resumo
A presente investigação teve como objetivo identificar como a implementação de um sistema de avaliação do Ensino Superior tem contribuído para o desenvolvimento de um ensino tecnológico e inovador em Moçambique. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem mista, que coletou a percepção de 16 dirigentes de IES localizadas nas províncias de Manica, Tete, Sofala e Zambézia, através da realização de entrevistas. Ademais, as percepções de 99 professores e 326 estudantes foram, também, coletadas, a partir da aplicação de questionários. Identificou-se, a destacar, melhorias nas infraestruturas de ensino, nos currículos dos cursos, e na formação de pessoal, especificamente, de docentes. Todavia, determinados desafios foram evidenciados, como a disponibilidade de recursos financeiros e o acesso de docentes a cursos de doutorado.
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Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25