Ambiente virtual de aprendizagem: um recurso tecnológico utilizado com alunos do 1o ano do ensino médio

Autores

  • Adriana Costi Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Márcia Fleck Valduga Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Miriam Inês Marchi Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.262

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Biosfera. Ecossistema. Teias e cadeias alimentares. Recurso tecnológico.

Resumo

Trazemos, neste artigo, o relato de uma prática realizada com 10 alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada na cidade de Santa Tereza/RS. Para a referida prática, foi construído um Ambiente Virtual de Aprendizagem com objetivos, atividades, fóruns, glossário, textos informativos e vídeos, a fim de que seja utilizado com os alunos como um recurso tecnológico. Neste relato também se apresenta a importância da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como realiza-se uma análise sobre a atividade desenvolvida, a qual tem por base as respostas dos alunos a um questionário aplicado no final da prática. Tais respostas demonstraram não só o interesse e o entusiasmo dos estudantes durante a realização da prática, como também a percepção de que tais ferramentas facilitaram o processo de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Costi, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE

Márcia Fleck Valduga, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Informática na Educação (UFRGS)

Miriam Inês Marchi, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Química (UFSM)

Referências

ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: Eduneb, 2009.

ABREU, Diana. Produção de Material didático para EAD. Caderno CIPEAD. Curitiba: CIPEAD/UFPR, 2010. Disponível em: <http://www.cipead.ufpr.br>. Acesso em: 30 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Educação Superior à Distância. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/13105-educacao-superior-a-distancia?Itemid=164>. Acesso em 30 jun. 2017.

CRUZ, Romildo Pereira. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam Inês. Construção, mediação e uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem com alunos do 1o ano do Ensino Médio. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 1, n. 2, dez. 2015. Disponível em: <http://200.129.168.183/ojs_mestrado01/index.php/teste/article/view/43>. Acesso em: 30 jun. 2017.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1997.

FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. In: HENRICONI, Délcia (Org.). Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP. Editora Papirus, 2008.

KRATOCHWILL, Susan. SILVA, Marco. O fórum de discussão on-line enquanto perspectiva dialógica de avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá: Disponível em: <https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesasusankratochwill.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2017.

MESSA, Wilmara Cruz. Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS: A busca por uma Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 9, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2010/2010_2462010174147.pdf> Acesso em: 23 de abr. 2017.

PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. De On the Horizon, NCB University Press, v. 9., n. 5, out. 2001. Disponível em . Acesso em: 23 de abr. 2017.

TRINDADE, Cristina Freitas. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam. Ambiente virtual de aprendizagem: repaginando antigas práticas pedagógicas. Revista Tecnologias na Educação, Sergipe, v. 17, dez. 2016. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/REL3-ano8-vol17-dez2016.pdf > Acesso em 23 de abr. 2017.

SANTOS, Simone Andrade. VIEGAS, Shirley Ribeiro. REHFERDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam Inês. Uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como apoio a aula presencial. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 16, n. 1, p.78-94, jan/abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3897> Acesso em: 23 de abr. 2017.

SILVA, Lana. SILVA, Marco. A avaliação online num ambiente virtual de aprendizagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá. Disponível em: <https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesalanasilva.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2017.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

COSTI, A.; VALDUGA, M. F.; REHFELDT, M. J. H.; MARCHI, M. I. Ambiente virtual de aprendizagem: um recurso tecnológico utilizado com alunos do 1o ano do ensino médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.262. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/262. Acesso em: 6 maio. 2024.
Received 2017-08-01
Accepted 2017-10-04
Published 2017-12-31