Ambiente virtual de aprendizagem: um recurso tecnológico utilizado com alunos do 1o ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.262Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem. Biosfera. Ecossistema. Teias e cadeias alimentares. Recurso tecnológico.Resumo
Trazemos, neste artigo, o relato de uma prática realizada com 10 alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada na cidade de Santa Tereza/RS. Para a referida prática, foi construído um Ambiente Virtual de Aprendizagem com objetivos, atividades, fóruns, glossário, textos informativos e vídeos, a fim de que seja utilizado com os alunos como um recurso tecnológico. Neste relato também se apresenta a importância da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como realiza-se uma análise sobre a atividade desenvolvida, a qual tem por base as respostas dos alunos a um questionário aplicado no final da prática. Tais respostas demonstraram não só o interesse e o entusiasmo dos estudantes durante a realização da prática, como também a percepção de que tais ferramentas facilitaram o processo de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: Eduneb, 2009.
ABREU, Diana. Produção de Material didático para EAD. Caderno CIPEAD. Curitiba: CIPEAD/UFPR, 2010. Disponível em: <http://www.cipead.ufpr.br>. Acesso em: 30 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Educação Superior à Distância. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/13105-educacao-superior-a-distancia?Itemid=164>. Acesso em 30 jun. 2017.
CRUZ, Romildo Pereira. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam Inês. Construção, mediação e uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem com alunos do 1o ano do Ensino Médio. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 1, n. 2, dez. 2015. Disponível em: <http://200.129.168.183/ojs_mestrado01/index.php/teste/article/view/43>. Acesso em: 30 jun. 2017.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1997.
FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. In: HENRICONI, Délcia (Org.). Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP. Editora Papirus, 2008.
KRATOCHWILL, Susan. SILVA, Marco. O fórum de discussão on-line enquanto perspectiva dialógica de avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá: Disponível em: <https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesasusankratochwill.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2017.
MESSA, Wilmara Cruz. Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS: A busca por uma Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 9, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2010/2010_2462010174147.pdf> Acesso em: 23 de abr. 2017.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. De On the Horizon, NCB University Press, v. 9., n. 5, out. 2001. Disponível em . Acesso em: 23 de abr. 2017.
TRINDADE, Cristina Freitas. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam. Ambiente virtual de aprendizagem: repaginando antigas práticas pedagógicas. Revista Tecnologias na Educação, Sergipe, v. 17, dez. 2016. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/REL3-ano8-vol17-dez2016.pdf > Acesso em 23 de abr. 2017.
SANTOS, Simone Andrade. VIEGAS, Shirley Ribeiro. REHFERDT, Márcia Jussara Hepp. MARCHI, Miriam Inês. Uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como apoio a aula presencial. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 16, n. 1, p.78-94, jan/abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3897> Acesso em: 23 de abr. 2017.
SILVA, Lana. SILVA, Marco. A avaliação online num ambiente virtual de aprendizagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá. Disponível em: <https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesalanasilva.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2017-10-04
Published 2017-12-31