Ensino e Pesquisa: Uma análise da produção científica em tecnologia em logística nos anais de um evento em um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.184Palabras clave:
Logística. Jornada Científica. Saberes. Conhecimento.Resumen
Este estudo foi desenvolvido, a partir dos anais de um evento científico realizado por um instituto federal, com intuito de analisar a produção científica de discentes e docentes do curso superior de logística nos anos de 2014, 2015 e 2016. O Instituto, dessa forma, busca promover: divulgação, discussão e desenvolvimento técnico-científico aos assistidos por ele, integrando ensino e pesquisa. Como método de pesquisa, utilizou-se: pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva com análise sistemática e pesquisa quantitativa. Nessa discussão de comparativos relacionados a este evento, demonstrado por tabelas, percebe-se que: há pouca participação de discentes e docentes do curso com publicações de trabalhos. Dessa forma, professores e alunos, deixam de contribuir com a academia e sociedade no desenvolvimento de estudos que norteariam outras pesquisas. Entretanto, a desvalorização de publicações e produções de cunho científico deve ser substituída por estratégias para instigar a pesquisa e extensão.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Lei n.11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial [da] União. Poder Legislativo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Docência em Formação / Coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).
PELLICCIARI, C.. A importância da pesquisa científica para a sociedade. 2011. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/5545280/a-importancia-da-pesquisa-cientifica-para-sociedade>. Acesso em: 17 dez. 2016.
MATTOS, E. M. A.; CASTANHA, A. P. A importância da pesquisa escolar para a construção do Conhecimento do aluno no ensino fundamental.2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525-8.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2016.
SANTOS, C. A. M.; SANTOS, T. L. O processo educacional no ensino superior – um enfoque no curso de ciências contábeis. In: PRÊMIO FENECIC, 16., 2002, Belém. Anais..., Belém, UFPA, 2002.
SARAIVA, A. F. S.; SILVA, C. S.; CONCEICAO, I. C; LOPES, W. S. Uma análise bibliométrica da produção científica sobre contabilidade. In: Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 20., 2016, São José dos Campos. Anais..., São José dos Campos, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2017-08-14
Publicado 2017-12-31