Ensino e Pesquisa: Uma análise da produção científica em tecnologia em logística nos anais de um evento em um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.184Palavras-chave:
Logística. Jornada Científica. Saberes. Conhecimento.Resumo
Este estudo foi desenvolvido, a partir dos anais de um evento científico realizado por um instituto federal, com intuito de analisar a produção científica de discentes e docentes do curso superior de logística nos anos de 2014, 2015 e 2016. O Instituto, dessa forma, busca promover: divulgação, discussão e desenvolvimento técnico-científico aos assistidos por ele, integrando ensino e pesquisa. Como método de pesquisa, utilizou-se: pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva com análise sistemática e pesquisa quantitativa. Nessa discussão de comparativos relacionados a este evento, demonstrado por tabelas, percebe-se que: há pouca participação de discentes e docentes do curso com publicações de trabalhos. Dessa forma, professores e alunos, deixam de contribuir com a academia e sociedade no desenvolvimento de estudos que norteariam outras pesquisas. Entretanto, a desvalorização de publicações e produções de cunho científico deve ser substituída por estratégias para instigar a pesquisa e extensão.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Lei n.11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial [da] União. Poder Legislativo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Docência em Formação / Coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).
PELLICCIARI, C.. A importância da pesquisa científica para a sociedade. 2011. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/5545280/a-importancia-da-pesquisa-cientifica-para-sociedade>. Acesso em: 17 dez. 2016.
MATTOS, E. M. A.; CASTANHA, A. P. A importância da pesquisa escolar para a construção do Conhecimento do aluno no ensino fundamental.2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525-8.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2016.
SANTOS, C. A. M.; SANTOS, T. L. O processo educacional no ensino superior – um enfoque no curso de ciências contábeis. In: PRÊMIO FENECIC, 16., 2002, Belém. Anais..., Belém, UFPA, 2002.
SARAIVA, A. F. S.; SILVA, C. S.; CONCEICAO, I. C; LOPES, W. S. Uma análise bibliométrica da produção científica sobre contabilidade. In: Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 20., 2016, São José dos Campos. Anais..., São José dos Campos, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2017-08-14
Published 2017-12-31