Proposta para o ensino de zoologia dos vertebrados a partir de paródias

Autores/as

  • Érica Freitas de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas.
  • Elisângela Cavalcante de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas.
  • Soraya Farias Aquino Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.240

Palabras clave:

Reino animal. Música. Biologia.

Resumen

O ensino é muito marcado por metodologias tradicionais, o que acaba causando o desinteresse dos alunos. Por isso, apostar em metodologias diferenciadas, que atraiam a atenção dos discentes, pode ser uma boa solução, principalmente no que se refere ao ensino de Biologia. O presente trabalho tem como objetivo a utilização de paródias como recurso alternativo para o ensino de Zoologia dos Vertebrados. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual da cidade de Manaus com duas turmas do 3o ano do ensino médio, após a realização de algumas aulas, foi solicitado que os alunos elaborassem paródias sobre o tema estudado. Através das paródias, percebemos a predominância dos ritmos que atualmente os jovens mais gostam, o que evidencia a aproximação da metodologia com o cotidiano dos alunos. Isso contribuiu para a motivação e o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado, tornando a aprendizagem efetiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & educação, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.

FERREIRA, Manuel Nunes. A música como recurso didático na aula de geografia. 2012. 51 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2012.

FERREIRA, G. R. A. M.; LIMA, M. M. C. L.; JESUS, R. S. Paródias como estratégia no ensino de biologia com intermediação tecnológica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19., 2013, Salvador, Anais..., Salvador, ABED, 2013.

GOMES, R. R. A. et al. Venha cantar com a gente!: produção de paródias como estratégia didática no ensino e aprendizagem de biologia. Revista SBENBio, n. 7, p. 6556-65, out. 2014.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. EdUSP, 2004.

MACHADO, L. A. R. A paródia como objeto de aprendizagem. Porto Alegre, 2015.

MEDINA, L. S.; KLEIN, T. A. S. Análise dos conhecimentos prévios dos alunos do ensino fundamental sobre o tema “microorganismos”. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 16., 2015, Londrina, Resumos..., Londrina, UFL, 2015. ISBN 978-85-7846-319-9.

MELO, T.; ASSIS, M. Paródia Musical Como Ferramenta na Educação Ambiental Escolar. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. PPGECM/UEPB. 2013. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/Modalidade_6datahora_04_10_2013_11_40_57_idinscrito_641_f471c7534abf65bbf80b18bdfd226bf9.pdf>. Acesso em: 29 jan 2017.

OLIVEIRA, D. B. G. et al. O Ensino de Zoologia numa perspectiva evolutiva: análise de uma ação educativa desenvolvida com uma turma do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Resumos..., Campinas, ABRAPEC, 2011. ISBN: 978-85-99681-02-2.

OLIVEIRA, A.; APARECIDA, C.; SOUZA, G. M. R. Avaliação: conceitos em diferentes olhares, uma experiência vivenciada no curso de pedagogia. 2008.

POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2008. 684 p.

SILVA, E. S. P.; PEREIRA, I. B.; MELO, S. M. F. O uso da música no ensino de biologia: experiências com paródias. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1., 2015, Arapiraca-AL, Anais..., Arapiraca-AL, UFAL, 2015.

Publicado

2017-12-31

Cómo citar

ALMEIDA, Érica F. de; OLIVEIRA, E. C. de; AQUINO, S. F. Proposta para o ensino de zoologia dos vertebrados a partir de paródias. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.240. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/240. Acesso em: 19 may. 2024.
Recibido 2017-02-15
Aceptado 2017-09-12
Publicado 2017-12-31