Proposta para o ensino de zoologia dos vertebrados a partir de paródias
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.240Palavras-chave:
Reino animal. Música. Biologia.Resumo
O ensino é muito marcado por metodologias tradicionais, o que acaba causando o desinteresse dos alunos. Por isso, apostar em metodologias diferenciadas, que atraiam a atenção dos discentes, pode ser uma boa solução, principalmente no que se refere ao ensino de Biologia. O presente trabalho tem como objetivo a utilização de paródias como recurso alternativo para o ensino de Zoologia dos Vertebrados. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual da cidade de Manaus com duas turmas do 3o ano do ensino médio, após a realização de algumas aulas, foi solicitado que os alunos elaborassem paródias sobre o tema estudado. Através das paródias, percebemos a predominância dos ritmos que atualmente os jovens mais gostam, o que evidencia a aproximação da metodologia com o cotidiano dos alunos. Isso contribuiu para a motivação e o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado, tornando a aprendizagem efetiva.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & educação, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.
FERREIRA, Manuel Nunes. A música como recurso didático na aula de geografia. 2012. 51 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2012.
FERREIRA, G. R. A. M.; LIMA, M. M. C. L.; JESUS, R. S. Paródias como estratégia no ensino de biologia com intermediação tecnológica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19., 2013, Salvador, Anais..., Salvador, ABED, 2013.
GOMES, R. R. A. et al. Venha cantar com a gente!: produção de paródias como estratégia didática no ensino e aprendizagem de biologia. Revista SBENBio, n. 7, p. 6556-65, out. 2014.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. EdUSP, 2004.
MACHADO, L. A. R. A paródia como objeto de aprendizagem. Porto Alegre, 2015.
MEDINA, L. S.; KLEIN, T. A. S. Análise dos conhecimentos prévios dos alunos do ensino fundamental sobre o tema “microorganismos”. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 16., 2015, Londrina, Resumos..., Londrina, UFL, 2015. ISBN 978-85-7846-319-9.
MELO, T.; ASSIS, M. Paródia Musical Como Ferramenta na Educação Ambiental Escolar. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. PPGECM/UEPB. 2013. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/Modalidade_6datahora_04_10_2013_11_40_57_idinscrito_641_f471c7534abf65bbf80b18bdfd226bf9.pdf>. Acesso em: 29 jan 2017.
OLIVEIRA, D. B. G. et al. O Ensino de Zoologia numa perspectiva evolutiva: análise de uma ação educativa desenvolvida com uma turma do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Resumos..., Campinas, ABRAPEC, 2011. ISBN: 978-85-99681-02-2.
OLIVEIRA, A.; APARECIDA, C.; SOUZA, G. M. R. Avaliação: conceitos em diferentes olhares, uma experiência vivenciada no curso de pedagogia. 2008.
POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2008. 684 p.
SILVA, E. S. P.; PEREIRA, I. B.; MELO, S. M. F. O uso da música no ensino de biologia: experiências com paródias. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1., 2015, Arapiraca-AL, Anais..., Arapiraca-AL, UFAL, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2017-09-12
Published 2017-12-31