Por trás de fotografias e imagens: reflexões sobre o uso de tecnologias à luz das implicações do currículo oculto

Autores/as

  • Bruno Sérgio de Andrade Universidade Federal de Itajubá
  • Amanda Larissa de Almeida Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Eliane Matesco Cristovão Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.521

Palabras clave:

Ensino de matemática, Tecnologia educacional, Software educativo, Visualização, Matemática aplicada, Currículo implícito

Resumen

Por diversos fatores, durante seu percurso escolar muitos alunos perdem seu senso crítico e seu poder de questionamento, caindo no conformismo e aceitação de tudo que lhes é apresentado. Não seria diferente em relação aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de matemática. Os educandos nem sempre são mobilizados a questionar a presença e o papel da matemática na sua vida, passando a vê-la simplesmente como um conjunto de regras e técnicas para operar. Diante desta problemática, no âmbito de um subprojeto de Matemática do PIBID, foi proposta uma intervenção baseada no uso de aplicativos desenvolvidos a partir do software Wolfram Mathematica, que possibilita a conversão e tratamento de imagens em matrizes e vice-versa. A sequência didática, elaborada para esse fim, buscava incentivar os alunos a perceberem que a matemática pode estar presente em atividades diárias como, por exemplo, o simples ato de fotografar objetos ou pessoas pelo celular, além de possibilitar a visualização dinâmica dos conceitos envolvidos nessa prática. Com base no referencial sobre implicações do currículo oculto (ou implícito) para o desenvolvimento humano dos educandos, neste artigo, a partir de episódios ocorridos durante a intervenção, são analisadas as potencialidades das atividades desenvolvidas. De antemão, pode-se afirmar que há indícios de que além de facilitar a visualização da relação existente entre imagens e matrizes, a intervenção possibilitou mudanças no currículo oculto transmitido aos alunos, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia e da capacidade de socialização.

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Biografía del autor/a

Bruno Sérgio de Andrade, Universidade Federal de Itajubá

Graduando em Matemática Licenciatura na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Educativas (GPEMPE).

Amanda Larissa de Almeida, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), IGCE, Campus de Rio Claro/SP. Professora de Matemática do Estado de Minas Gerais. Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2016) no qual participou de atividades como o Pibid, Iniciação Cientifica e Projeto de Extensão. Seu interesse de pesquisa está relacionado a Formação de Professores de Matemática e mais especificamente às disciplinas de conteúdo matemáticos da Licenciatura. 

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Publicado

2018-11-14

Cómo citar

ANDRADE, B. S. de; DE ALMEIDA, A. L.; CRISTOVÃO, E. M. Por trás de fotografias e imagens: reflexões sobre o uso de tecnologias à luz das implicações do currículo oculto. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.521. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/521. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Recibido 2018-08-25
Aceptado 2018-10-25
Publicado 2018-11-14