Por trás de fotografias e imagens: reflexões sobre o uso de tecnologias à luz das implicações do currículo oculto
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.521Palabras clave:
Ensino de matemática, Tecnologia educacional, Software educativo, Visualização, Matemática aplicada, Currículo implícitoResumen
Por diversos fatores, durante seu percurso escolar muitos alunos perdem seu senso crítico e seu poder de questionamento, caindo no conformismo e aceitação de tudo que lhes é apresentado. Não seria diferente em relação aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de matemática. Os educandos nem sempre são mobilizados a questionar a presença e o papel da matemática na sua vida, passando a vê-la simplesmente como um conjunto de regras e técnicas para operar. Diante desta problemática, no âmbito de um subprojeto de Matemática do PIBID, foi proposta uma intervenção baseada no uso de aplicativos desenvolvidos a partir do software Wolfram Mathematica, que possibilita a conversão e tratamento de imagens em matrizes e vice-versa. A sequência didática, elaborada para esse fim, buscava incentivar os alunos a perceberem que a matemática pode estar presente em atividades diárias como, por exemplo, o simples ato de fotografar objetos ou pessoas pelo celular, além de possibilitar a visualização dinâmica dos conceitos envolvidos nessa prática. Com base no referencial sobre implicações do currículo oculto (ou implícito) para o desenvolvimento humano dos educandos, neste artigo, a partir de episódios ocorridos durante a intervenção, são analisadas as potencialidades das atividades desenvolvidas. De antemão, pode-se afirmar que há indícios de que além de facilitar a visualização da relação existente entre imagens e matrizes, a intervenção possibilitou mudanças no currículo oculto transmitido aos alunos, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia e da capacidade de socialização.
Descargas
Métricas
Citas
BARBOSA, S. M. Tecnologias da informação e comunicação, função composta e regra da cadeia. 2009. 199 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G.. Informática e Educação Matemática - 3. ed.– Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 2)
BRASIL. Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 20 ago. 2018.
FERNANDES, R. J. G.; SANTOS JUNIOR, G.; Modelagem matemática: um recurso pedagógico para o ensino de matemática. Revista Práxis, v. 4, n. 8, p. 21-29. Agosto. 2013. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/571>. Acesso em: 20 out. 2018.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Feevale, 2003. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/93aeebed-9c8b-4b56-8341-22ac5cd3b501/Boniteza%20de%20um%20Sonho.pdf>. Acesso em: 20 outubro 2018.
GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SÃO PAULO. Caderno do professor: ensino médio, 2ºano. São Paulo: SEE/SP, v.2, 2009.
SILVA, E. O; MOREIRA, M; GRANDO, N. I. O contrato didático e o currículo oculto: um duplo olhar sobre o fazer pedagógico. Zetetiké, Campinas–SP, v. 4, n. 6, p. 9-23, 1996.
SOUZA, J. R. D. Novo olhar Matemática. 1. ed. São Paulo: FTD, v.2. 2010.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na Educação, In: VALENTE, J. A. (Org), Computadores e conhecimento, repensando a Educação. UNICAMP-NIED, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2018-10-25
Publicado 2018-11-14