Indícios tecnológicos e práticas nos cotidianos complexos e multirreferenciais da escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2262

Palavras-chave:

cibercultura, cotidianos, tecnologias digitais

Resumo

Com o propósito de compreender a presença e influência das tecnologias no cotidiano escolar, assim como a visão dos educadores em relação às suas aplicações nas abordagens pedagógicas a partir das práticas cotidianas e dos fundamentos teóricos relacionados às tecnologias digitais no contexto educacional. A metodologia empregada baseou-se nas perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa com os cotidianos e nos princípios da pesquisa exploratória através das entrevistas abertas como dispositivo. A amostra do estudo incluiu quatro professores do ensino fundamental, pertencentes a uma escola pública situada na região periférica de Vitória da Conquista, Bahia. Os resultados do estudo evidenciam que as principais dificuldades no uso das tecnologias digitais na educação são causadas pela falta de dois pilares fundamentais: formação adequada dos professores e infraestrutura. Além disso, é notável a influência dos desdobramentos da pandemia de COVID-19 nas percepções dos professores e em suas práticas educacionais, destacando os desafios enfrentados. Ademais, o estudo aponta para a necessidade de uma abordagem inovadora, que difira do que normalmente é proposto para a educação contemporânea, muitas vezes focando excessivamente na criação de produtos e estímulo ao consumo, em detrimento das reais necessidades da escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério Gusmão do Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Participa dos Grupos de Pesquisa: GELFORPE/CNPq/UESB (Grupo de estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas), GPLITE/CNPq/UESB (Linguagens, Tecnologias e Educação) e MESCLAS/CNPq/UFRB (Memória, Espaço e Cultura).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora plena do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários – DELL e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB (Vitória da Conquista/BA/Brasil). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/CNPq/UESB.

Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Coordenadora do Grupo de Pesquisa GPLITE/CNPq/UESB (Linguagens, Tecnologias e Educação).

Referências

ALVES, N. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3. Ed. Petrópolis: DPetAlii, 2008. p. 15-38

ALVES, N. Escola e cultura contemporânea - novas práticas, novas subjetividades, novos saberes em torno de artefatos culturais. In: SOMMER, L. H.; BUJES, M. I. E. (orgs.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. 1 ed. Canoas: ULBRA, 2006, v. 1, p. 163-175.

BARBOSA, J. G.; RIBEIRO, M. R. F. Abordagem multirreferencial e formação autoral. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 38-73, 14 jan. 2019. Disponível em: https://betas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6462 Acessado em: 26 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p38

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/download/18027/16976/56348 . Acessado em: 24 out. 2021.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano – Vol. 1: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

FERRAÇO, C. E. Ensaio de uma metodologia efêmera: ou sobre as várias maneiras de se sentir e inventar o cotidiano escolar. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3 ed. Petrópolis: DPetAlii, 2008. p. 101-117

FERRAÇO, C. E. Pesquisa com o cotidiano. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000100005

MOURA, K. M. P. Narrativas digitais na formação de professores: revisão de literatura. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 9, e202923, 2023. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2029. Acessado em: 02 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2029

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação: Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA, E. S.; GUSMÃO, R.; BARRETO, D. A. B. Práticas dialógicas e humanizadoras no ensino remoto: uma experiência com a produção textual. Fólio - Revista De Letras, 2022, 14(1). Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10716/7015. Acessado em: 19 fev 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10716

PRETTO, N. L; BONILLA, M. H. S; SENA, I. P. F. S. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.

SANTOS, E. Cibercultura e Pesquisa-Formação na Prática Docente. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2005.

SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5.658-5.671

SOUZA, J. S. de; BONILLA, M. H. S. A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 14, p. 23-34, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3447

Downloads

Publicado

16-02-2024

Como Citar

CARMO, R. G. do .; BARRETO, D. A. B.; SOARES, C. V. C. de O. . Indícios tecnológicos e práticas nos cotidianos complexos e multirreferenciais da escola pública . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e226224, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2262. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2262. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2023-08-26
Accepted 2024-02-16
Published 2024-02-16