Elaboração e divulgação de produtos educacionais no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2314

Palavras-chave:

produtos educacionais, mestrado profissional, educação profissional e tecnológica

Resumo

Neste artigo, são apresentados os primeiros resultados de uma pesquisa acerca dos produtos educacionais elaborados por egressos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em 4 Institutos Federais (IFSC, IF Sul-Rio-Grandense, IFPR e IFRN), no período de 2019 a 2022. O elevado número de egressos desse Programa à época da pesquisa (1.179) nos levou a optar pelas 4 instituições associadas que tiveram o maior número de egressos no recorte temporal da pesquisa (22,2% do total). Considerando que os produtos educacionais do ProfEPT devem ser voltados para o ensino nas instituições de educação básica, sobretudo nas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o objetivo da investigação foi conhecer os tipos de produtos elaborados pelos egressos desse mestrado e averiguar o acesso desse material didático pela sociedade. Foram consultadas duas bases de dados: o Observatório do ProfEPT, onde há os números de egressos e de produtos, e o portal eduCAPES, no qual se encontram os quantitativos de visualizações e de downloads desses produtos. Dos 264 produtos educacionais examinados, predominou os dos tipos “manual/guia/texto de apoio” e “livro”. Quanto ao número de downloads, destacam-se aqueles dos tipos “sequência didática”, “manual/guia/texto de apoio”. Com base em tais resultados, considera-se que o referido Mestrado Profissional tem contribuído para a disseminação de conhecimentos e de práticas pedagógicas sobre a EPT, necessitando, porém, da ampliação da variedade de produtos e de maior engajamento na divulgação dos já elaborados.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Virginio Martins Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Inovação em Tecnologias da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Pós-doutor em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Referências

BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES nº 122, de 05 de agosto de 2021. Consolida os parâmetros e os procedimentos gerais de Avaliação Quadrienal de Permanência de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=6742#anchor. Acesso em: 19 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Rio de Janeiro, DF, 1909. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 19 fev. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 20 fev. 2024.

CAIRES, V. G.; OLIVEIRA, M. A. M. Educação profissional no Brasil: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis: Vozes, 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento da Área de Ensino. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Portal eduCAPES. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/simple-search. Acesso em: 26. mar. 2023.

CUNHA, L. A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: FLASCO, 2005. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303014

FRANCO, F. S. L. C; PEREIRA, J.L.A. A evolução da pós-graduação na Rede Federal. In: SOUZA, R. R de (org.). Pesquisa, pós-graduação e inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Goiânia: IFG, 2017.p.103-128.

FREITAS, R. C. O.; SOUZA, R. R. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica: uma construção em rede. In: SOUZA, R. R. (org.). Pesquisa, pós-graduação e inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Goiânia: IFG. p. 157-178, 2017.

FREITAS, R. C. O. et al. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: considerações preliminares. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 74-89, 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/359. Acesso em: 19 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.359

FREITAS, R.; ALTOÉ, R. O protagonismo dos Produtos/Processos Educacionais em Dissertações de Mestrados Profissionais da Área de Ensino. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 68-93, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2076. Acesso em: 19 fev. 2024.

MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí, Paco Editorial, 2016.

OBSERVATÓRIO PROFEPT. Observatório ProfEPT. Disponível em: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br. Acesso em: 26. mar. 2023.

PASQUALLI, R.; VIEIRA, J. A.; CASTAMAN, A. S. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/302. Acesso em: 19 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.302

PINHEIRO, F. F. P. S.; AIRES, J. P. Um levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos na pós-graduação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, p. e196722, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1967. Acesso em: 4 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1967

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Edital nº 01/2021. Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Vitória, 2021. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2022/2021_Edital_ENA_VersaoFinalFinal.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Regulamento geral. Vitória, 2023. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/16478-regulamento2023. Acesso em: 20 fev. 2024.

QUELUZ, G. L. Concepções de ensino técnico na República Velha. Curitiba: CEFET, 2000.

Downloads

Publicado

05-04-2024

Como Citar

MARTINS NETO, A. V.; SOUZA, F. das C. S. Elaboração e divulgação de produtos educacionais no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e231424, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2314. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2314. Acesso em: 19 jul. 2024.