Elaboração e divulgação de produtos educacionais no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2314Palavras-chave:
produtos educacionais, mestrado profissional, educação profissional e tecnológicaResumo
Neste artigo, são apresentados os primeiros resultados de uma pesquisa acerca dos produtos educacionais elaborados por egressos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em 4 Institutos Federais (IFSC, IF Sul-Rio-Grandense, IFPR e IFRN), no período de 2019 a 2022. O elevado número de egressos desse Programa à época da pesquisa (1.179) nos levou a optar pelas 4 instituições associadas que tiveram o maior número de egressos no recorte temporal da pesquisa (22,2% do total). Considerando que os produtos educacionais do ProfEPT devem ser voltados para o ensino nas instituições de educação básica, sobretudo nas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o objetivo da investigação foi conhecer os tipos de produtos elaborados pelos egressos desse mestrado e averiguar o acesso desse material didático pela sociedade. Foram consultadas duas bases de dados: o Observatório do ProfEPT, onde há os números de egressos e de produtos, e o portal eduCAPES, no qual se encontram os quantitativos de visualizações e de downloads desses produtos. Dos 264 produtos educacionais examinados, predominou os dos tipos “manual/guia/texto de apoio” e “livro”. Quanto ao número de downloads, destacam-se aqueles dos tipos “sequência didática”, “manual/guia/texto de apoio”. Com base em tais resultados, considera-se que o referido Mestrado Profissional tem contribuído para a disseminação de conhecimentos e de práticas pedagógicas sobre a EPT, necessitando, porém, da ampliação da variedade de produtos e de maior engajamento na divulgação dos já elaborados.
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