A Experiência Metacognitiva dos Professores de Ciências no Contexto do Ensino Remoto Emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2263

Palavras-chave:

Metacognição. Experiência Metacognitiva. Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a mobilização da experiência metacognitiva de professores de Ciências no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19. Um questionário foi aplicado para 21 professores de escolas estaduais do Paraná e as respostas recebidas foram organizadas e interpretadas, segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Para o encaminhamento analítico assumiu-se como categorias a priori seis significantes presentes em um diagrama intitulado ‘Instrumento para o mapeamento da experiência metacognitiva’: Contextos, Sujeitos, Sentimentos, Juízos de memória, Estimativas, Especificidades da tarefa. Dos 381 excertos registrados pelos depoentes, 92 deles traziam indícios de experiência metacognitiva, sendo que 46,7% estavam relacionados à categoria Sentimentos, 20,7% à categoria Contextos, 18,5% às Estimativas, 12,0% a Sujeitos, 2,2% às Especificidades da tarefa, e Juízos de memória não foi declarado por esses participantes.

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

RAMOS, E. S. M. .; SIQUEIRA , G. C. de; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS , M. M. . A Experiência Metacognitiva dos Professores de Ciências no Contexto do Ensino Remoto Emergencial. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e226324, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2263. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2263. Acesso em: 14 mai. 2024.