Funções são como máquinas de suco

uma análise estrutural dessa analogia para o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2259

Palavras-chave:

analogias, ensino de matemática, funções matemáticas

Resumo

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta uma análise da analogia “função é como uma máquina de suco” desenvolvida para o ensino de funções. A análise utilizou o mapeamento estrutural de analogias e modelos proposto por Ferry, no qual foi possível estabelecer correspondências que permitiram evidenciar as potencialidades de seu uso em sala de aula. A analogia em questão fornece recursos úteis para que se possa trabalhar o conceito de função no ensino de matemática, além de apontar outros conceitos, como domínio e contradomínio, úteis para a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Wilbert Viana Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

Mestre em Educação Tecnológica no programa de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG (2019). Especialista em Gestão Estratégia - Comunicação, Marketing e Recursos Humanos (2014) e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Doctum de Educação e Tecnologia (2011). Professor do Curso de Sistemas de Informação do UniDOCTUM. Membro Representante Docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni-MG e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP) das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni - CEP-FUTO.

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Publicado

23-02-2024

Como Citar

BARBOSA, W. V. Funções são como máquinas de suco: uma análise estrutural dessa analogia para o ensino de matemática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e225924, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2259. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2259. Acesso em: 28 abr. 2024.