A experiência metacognitiva dos professores de ciências no contexto do Ensino Remoto Emergencial
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2263Palavras-chave:
metacognição, experiência metacognitiva, ensino remoto emergencialResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções declaradas por professores de Ciências a respeito de seus processos metacognitivos de aprendizagem docente, experienciados no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19, por meio da aplicação de um questionário que foi respondido por 21 professores de escolas estaduais do Paraná. As respostas foram organizadas e interpretadas, segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Para o encaminhamento analítico assumiu-se como categorias a priori: contextos; sujeitos; sentimentos; juízos de memória; estimativas; especificidades da tarefa. Elas compõem a experiência metacognitiva presente no diagrama intitulado ‘Instrumento para o mapeamento da experiência metacognitiva’. Dos excertos registrados pelos depoentes, foram encontrados indícios de experiência metacognitiva, relacionados às categorias: Sentimentos; Contextos; Estimativas; Sujeitos Especificidades da tarefa; não há declarações de Juízos de memória.
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